top of page
Buscar

Início de Temporada da Camerata Jovem


O primeiro concerto da Camerata Filarmônica Jovem de Indaiatuba na Temporada 2023 além de ser uma homenagem aos grandes compositores europeus do século XIX marca um momento histórico para a ACAFI. A Camerata Jovem foi criada em 2016 e neste concerto deixará de ser uma orquestra de cordas para se tornar uma orquestra sinfônica. Esta mudança na formação da orquestra traz além dos tradicionais instrumentos de cordas, instrumentos das famílias de sopro e percussão.


O concerto terá início com a obra “Dança dos Bufões”, da ópera “A Donzela da Neve”, de Rimsky Korsakov e segue com uma homenagem ao compositor norueguês Edward Grieg (180 anos de nascimento) tocando sua “Suite n. 1” da peça de teatro “Peer Gynt”. Esta suíte é formada por quatro danças: Amanhecer; Morte de Ases; Dança de Anitra; e Na mansão do rei da montanha.


Em seguida a soprano Joyce Lima Martins interpreta a obra “Vocalize” do compositor russo Sergei Rachmaninoff (150 de nascimento) e continuando com outras obras de compositores russo, a camerata homenageia Piotr Tchaikovsky tocando a Marcha Eslava, pelos 130 de morte do compositor, e Sergei Prokofiev tocando a Dança dos Cavaleiros, do balé “Romeu e Julieta", pelo 70 anos de morte do compositor.


Outros dois grandes compositores que receberão homenagem serão os alemães: Richard Wagner, através da “Marcha da ópera Tannhauser” e que neste ano completa 70 anos de morte e Johannes Brahms, através da sua célebre “Dança Húngara n. 5”, que completa 190 anos de nascimento.


O Concerto terá regência do maestro Rafael Vicole que vem colaborando através de muitas parcerias em projeto desde a fundação da ACAFI e que recentemente foi incorporado à instituição como Regente Associado. Neste concerto haverá também a participação do Coro Cantares adulto.


O Concerto tem entrada gratuita e toda a programação foi idealizada e dirigida artisticamente pela maestra Natália Larangeira e está sendo executado por um time de produtores, gestores, coordenadores e monitores através de parcerias com o poder público (Secretaria de Cultura do Município de Indaiatuba, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Proac Editais do Governo do Estado) e de empresas apoiadoras e patrocinadoras através da Lei Rouanet.

Segundo Natália Larangeira: “este concerto é a realização de um sonho para todos nós. Ver tantos músicos com tantas experiências e propósitos de vida distintos unidos para celebrar e estar em comunhão através da música é realmente a coroação por todos os esforços da nossa associação e a certeza de que estamos no caminho certo”.



Repertório:

Korsakov – Dança dos Bufões, da ópera A donzela da neve


Grieg – Suite n. 1, de Peer Gynt

  1. Amanhecer

  2. Morte de Ases

  3. Dança de Anitra

  4. Na mansão do Rei da Montanha


Rachmaninoff – Vocalize

Solista: Joyce Lima Martins


Tchaikovsky – Marcha Eslava

Prokofiev – Dança dos Cavaleiros, do balé “Romeu e Julieta”

Wagner – Marcha da ópera “Tannhauser”

Brahms – Dança Húngara n. 5


Serviço:

Camerata Filarmônica Jovem de Indaiatuba, Coro Cantares Adulto, Joyce Lima Martins.

Direção Artística: Natália Larangeira

Regência: Rafael Vicole (regente associado)

Data: 15 de abril de 2023

Horário: 20h30

Local: CIAEI | Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina, Indaiatuba - SP, 13330-315

Entrada gratuita


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page